sábado, 29 de março de 2008

A estreia de Rabiola nas convocatórias de Jesualdo

A estreia de Rabiola e os regressos de Bolatti, Bosingwa, Hélder Barbosa e Paulo Assunção são as principais novidades da convocatória divulgada este sábado por Jesualdo Ferreira, tendo em vista a deslocação ao terreno do Belenenses (agendada para as 19h00 de domingo), da qual saíram, em relação ao jogo frente ao Leixões, Castro, Cech, Sektioui e Stepanov.

A lista de eleitos foi conhecida após o treino de hoje de manhã – que concluiu a preparação dos Bicampeões Nacionais para este desafio, da 24ª ronda do campeonato –, do qual esteve ausente Sektioui, engripado, e no decorrer do qual Cech fez apenas tratamento. A reavaliação do lateral, que ontem se lesionou, revelou uma rotura muscular na face anterior da coxa esquerda.

A comitiva azul e branca, que inclui os convocados Adriano, Bolatti, Bosingwa, Bruno Alves, Farías, Fucile, Hélder Barbosa, Helton, João Paulo, Kazmierczak, Lino, Lisandro, Lucho González, Nuno, Paulo Assunção, Pedro Emanuel, Quaresma, Rabiola e Raul Meireles, concentra-se ainda este sábado, depois do início da tarde, no Estádio do Dragão, de onde parte para estágio.



(Fonte: fcporto.pt)

FORÇA RABIOLA!

quarta-feira, 26 de março de 2008

Rabiola marca golo, mas Leixões dá reviravolta nos instantes finais


Se existem situações em que o resultado final não espelha o que decorreu no terreno de jogo, esta é, certamente, uma delas. A jovem equipa dos Dragões fez frente a uma mais experiente formação do Leixões e esteve em vantagem até bem perto do final do encontro, que sofreu uma inesperada e injusta reviravolta nos seus derradeiros instantes.

Apresentando-se com uma equipa recheada de jovens jogadores, o F.C. Porto surgiu no Estádio do Mar disposto a discutir de igual para igual a supremacia na partida. O decorrer do encontro acabou por mostrar mais do que isso, revelando em pleno uma formação portista que dominou o jogo e criou as melhores ocasiões de golo, sobretudo durante a primeira metade da disputa.

Castro, fazendo jus à braçadeira de capitão que esta tarde envergou, foi o primeiro a assumir um papel de destaque, quando à passagem dos 20 minutos lançou o primeiro aviso à defensiva contrária, através de um potente remate à entrada da área leixonense, que obrigou o guarda-redes adversário a uma intervenção apertada.

Da ameaça, a equipa azul e branca passou à acção, construindo com primor o lance do tento inaugural da partida: aos 34 minutos, Marco Aurélio serviu na perfeição Rabiola, que isolado perante Jorge Baptista soube dar a melhor sequência à solicitação, atirando a contar para atribuir a justa vantagem ao evidente domínio portista.

Os jovens Dragões não cederam na exibição convincente que quase sempre revelaram, discutindo o sucesso, destemidamente, face à mais rotinada formação de Matosinhos. E foi já em contagem decrescente para o apito final do árbitro, depois de uma etapa complementar de toada dividida, que o Leixões logrou dar a volta ao marcador, com Cacheira, aos 86 minutos, e Jaime, aos 90, a atribuirem um imerecido desfecho à repartida contenda.

Ficha de Jogo
Liga Intercalar 2007/08
9ª Jornada do Campeonato da Primavera (26 de Março de 2008)

Estádio do Mar, Matosinhos
Árbitro: Ivan Vigário
Assistentes: Paulo Nogueira e Tiago Costa
4º Árbitro: Pedro Ramalho

Leixões: Jorge Baptista; Daniel, Nuno Diogo, Élvis e Ezequias; Jorge Duarte «cap.», Jaime e Pedro Cervantes; Arsénio, Fernando e Cacheira
Jogaram ainda: Hugo Morais, Diogo Valente, Freitas, Oliveira e Sonié
Treinador: João Fonseca

F.C. Porto: Ventura; Paulinho, Tengarrinha, Stephane e Graça; Castro «cap.», Ramon e Marco Aurélio; Miguel Galeão, Josué e Rabiola
Jogaram ainda: Amorim e Caetano
Treinador: João Pinto

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Rabiola (34 min), Cacheira (86 min) e Jaime (90 min)
Disciplina: Cartão amarelo para Miguel Galeão (37 min)


(fonte: fcporto.pt)

PARABÉNS RABIOLA!

sábado, 22 de março de 2008

Selecção Sub-19 vence torneio, sem derrotas

Dificilmente se poderia pedir melhor à formação liderada por Agostinho Oliveira que conquistou, este sábado, o Torneio Internacional do Porto, depois de ter levado a melhor sobre a Ucrânia, por 3-2, na última jornada da competição. Na outra partida do dia, a Finlândia venceu a Roménia, por 1-0.

Miguel Rosa (6’) e André Carvalhas (59’ e 83’) apontaram os tentos da Selecção Nacional Sub-19 e responderam aos golos de Roman Zozulia (34’ e 80’).

Para o Seleccionador Nacional de Júniores, Agostinho Oliveira, esta foi uma partida complicada. “Não nos podemos esquecer que a Ucrânia apurou-se para a Ronda de Elite [decisiva etapa de apuramento para o Campeonato da Europa Sub-19] só com vitórias e que é uma equipa com grande qualidade. Este sábado, o
vento teve alguma influência no desenrolar do jogo, com a Ucrânia a ser mais dominadora na primeira etapa – apesar de pertencerem a Portugal as melhores ocasiões – e a nossa Selecção a tomar as rédeas do encontro na segunda parte”, referiu.

“Acabou por ser um bom torneio, onde encontrámos equipas com modelos de jogo similar às que vamos defrontar na Ronda de Elite. Esta selecção soma esta temporada dez vitórias e apenas uma derrota, facto que nos deixa optimistas para o apuramento para o Europeu”, rematou.

Miguel Rosa foi considerado como o melhor jogador do Torneio, tendo a Equipa das Quinas arrebatado o prémio fair-play.

Clique aqui para conferir resultados e classificação final do Torneio do Porto.

Agostinho Oliveira fez alinhar o seguinte “onze”: Diego Silva, André Santos, André Pinto, Fábio Faria, Rúben Lima, Miguel Rosa, Romeu Ribeiro (cap.), Stélvio Cruz, Pedro Moreira, André Carvalhas e Rabiola.



(Fonte: fpf.pt)




quinta-feira, 20 de março de 2008

Sub-19 goleia Roménia, e Rabiola abre o marcador

A Selecção Nacional Sub-19 infligiu uma goleada “à moda antiga” (7-1) à sua congénere da Roménia. Num jogo que Agostinho Oliveira considerou “fácil”, os jogadores lusos ainda viram os romenos reduzir para 2-1, mas não tardaram em ganhar maior vantagem, desperdiçando, pelo meio, algumas oportunidades de golo.

Rabiola, logo aos 3 minutos colocou Portugal em vantagem. Miguel Rosa (aos 13 minutos), André Carvalhas (24’) e Stélvio Cruz (28) marcaram os restantes golos que davam a vantagem, de 4-1, da Equipa das Quinas ao intervalo. No segundo tempo, Cacheira (53’), Miguel Rosa (bisou aos 57’) e Carlos Pita (77’) festejaram os golos da goleada por 7-1.

“Tínhamos visto o jogo que fizeram com a Ucrânia e observámos uma equipa rápida e com qualidade, mas hoje conseguimos tornar o jogo fácil. A nossa equipa não sofreu grande oposição e soubemos tornar o jogo fácil. A nossa equipa esteve bem e teve algumas jogadas brilhantes. Mesmo em jogadas em que não marcámos assistimos a bons momentos”, resumiu Agostinho Oliveira ao Portal do Futebol.

O Seleccionador Nacional de Juniores espera, sábado, pelas 11h00 (no Estádio Municipal de Póvoa de Varzim) um jogo diferente diante da Ucrânia – que venceu, esta tarde, a Finlândia, por 1-0. “A Ucrânia afigura-se como a nossa principal adversária. Venceu os três jogos da fase de qualificação, pelo que foi sorteada no pote 1, e vem de resultados algo surpreendentes em torneios internacionais. Esperamos um jogo difícil, mas estamos optimistas”, analisou Agostinho Oliveira.

No sábado, para além do encontro entre lusos e ucranianos terá lugar, no estádio Municipal Bateria (em Leça da Palmeira), pelas 9h30, o encontro que opõe Roménia e Finlândia.

Ficha de Jogo
2ª Jornada Torneio Internacional do Porto
Estádio São Miguel, em Gondomar
Árbitro: Tero Nieminem
Árbitros assistentes: José Luis Melo e José Cernadas (Portugal)
4º Árbitro: Rui Patrício (Portugal)

Portugal 7-1 Roménia (4-1, ao intervalo).

Portugal: Diego Silva, André Santos (Pedro Moreira, 46’), Fábio Faria, Tengarrinha (André Pinto, 46’), Carlos Pita, Stélvio Cruz (Romeu Ribeiro, 46’), Miguel Rosa (Ruben Lima, 46’;, Diogo Rosado, André Carvalhas – CAP (Marco Matias, 46’), Pizzi e Rabiola (Cacheira, 46’).
Suplente não utilizado: Ricardo Neves.
Treinador: Agostinho Oliveira.
Golos: Rabiola (3'), Miguel Rosa (13' e 57'), André Carvalhas (24’), Stélvio Cruz (28'), Cacheira (53’) e Carlos Pita (77’).
Acção disciplinar: Nada a assinalar.

Roménia: Mecea Merian (Victor Ramniceanu, 57’), Muth Sergiu, Mustata Bogdan, Matache Dragos (Cuvu Sorin, 25’), Raducu Sorin (Rustu Stefan, 55’), Manu Mihai, Andrei Schwartz, Alexe Marius.- CAP (Radut Mihai, 54’), Bica Eduard, Grozav Gheorghe e Huiban Dragus.
Suplentes não utilizados: Popescu Ionut, Garleanu Cosmin e Comaneanu Liviu.
Treinador: Adrian Vasai
Golos: Huiban Dragos (19’).
Acção disciplinar: Cartão amarelo mostrado a Cucu Sorin (65’) e a Rustu Stefan (76’).


(fonte: fpf.pt)



PARABÉNS RABIOLA!

quarta-feira, 19 de março de 2008

Rabiola nos Sub-19 vence a Finlândia


A Selecção Nacional Sub-19 entrou a ganhar no XXVI Torneio Internacional do Porto. Num jogo em que Portugal dominou o golo solitário da vitória sobre os finlandeses só surgiu muito perto do final (ao minuto 90’+2’ , por Cacheira).

Agostinho Oliveira considerou que “foi um jogo difícil. Os Finlandeses acantonaram-se na zona defensiva e foi muito difícil chegar ao golo, apesar de termos conseguido criar várias oportunidades para facturar”, explicou o técnico.

“A Finlândia foi sempre uma equipa muito retraída, mas soube criar perigo nos lances de contra-ataque criando alguns lances perigosos que não concretizaram. A nossa equipa exerceu sempre grande pressão sobre a deles e no último minuto conseguimos marcar o golo que tanto procurámos”, sintetizou Agostinho Oliveira em declarações ao Portal do Futebol.

Portugal lidera a classificação do Torneio Internacional do Porto com dois pontos de avanço sobre Ucrânia e Roménia que empataram a duas bolas na partida que decorreu no Estádio Abel Figueiredo em Santo Tirso.

A equipa lusa volta a jogar amanhã, pelas 15h00, em Gondomar (Estádio de São Miguel), diante da Roménia.

Ficha de Jogo
1ª Jornada Torneio Internacional do Porto
Estádio do FC Trofense, em Trofa

Árbitro: Marius Avram (Roménia)
Árbitros assistentes: José Luis Melo e João Macedo (Portugal)
4º Árbitro: Rui Patrício (Portugal)

PORTUGAL 1-0 FINLÂNDIA (0-0, ao intervalo)

Portugal: Ricardo Neves; Pedro Moreira, André Pinto, Miguel Vítor (Carlos Pita, 15’) e Ruben Lima; Tengarrinha (André Santos, 46’), Stélvio Cruz (Diogo Rosado, 46’) e Romeu Ribeiro – CAP (Pizzi, 76’); André Carvalhas (Miguel Rosa, 46’), Rabiola (Cacheira, 46’) e Marco Matias.
Suplentes não utilizados: Diego Silva.
Treinador: Agostinho Oliveira.
Golos: Cacheira (90’+2’)

Finlândia: Juha Tuomi; Juuso Majava (Janne Turpeenniemi, 61’), Jari Nikkila – CAP, Riku Riski, Henry Aalto, Janne Tormanen, Toni Roschier (Arto Lindberg, 70’), Tomi Siekkinnen (David Ramadingaye, 83’), Jaakko Lepola, Jere Halme e Tapio Heikkila.
Suplentes não utilizados: Santtu Malm, Tomi Virtanen, Niko Haiko e Niko Kautto.
Treinador: Kimmo Lipponen
Golos: Nada a assinalar.


(fonte: fpf.pt)

terça-feira, 18 de março de 2008

Selecção Sub-19 de Rabiola, amanhã frente à Finlandia

A Selecção Nacional Sub-19, onde Rabiola se encontra, realizou, esta tarde, mais uma sessão de treino com vista à preparação do primeiro encontro do Torneio Internacional do Porto, frente à sua congénere finlandesa pelas 15 horas, amanhã.

Num apronto em que a estrutura prevaleceu sobre a pormenorização, os Sub-19 lusos puseram à prova as "saídas de defesa e ataque, repetindo estratégias habituais deste grupo de trabalho". Agostinho Oliveira salienta que "a proximidade do jogo não permite fazer grandes alterações no modo de trabalho desta selecção" e para além disso, "o conhecimento globalizado da forma de jogar da Finlândia faz com que seja importante preparar bem a equipa que, em princípio, jogará".


O técnico da Equipa das Quinas acredita que o desgaste que alguns jogadores apresentam não será impeditivo de um bom desempenho neste torneio, cuja principal função será preparar o grupo para competições futuras.

O Torneio Internacional do Porto conta já com um vasto historial, tendo ao longo dos últimos anos cumprido a função de preparação para a Ronda de Elite da UEFA, derradeira fase de apuramento para o Campeonato da Europa da categoria.

(Fonte: fpf.pt)

quarta-feira, 12 de março de 2008

Rabiola, estreia-se como marcador, na liga intercalar frente ao Boavista

A entrada vigorosa dos Dragões, que logo aos quatro minutos já comandavam o marcador, serviu de mote para a consistente exibição portista, que rendeu o segundo triunfo consecutivo no Campeonato de Primavera da Liga Intercalar. A formação azul e branca foi eficaz no ataque e segura a defender, argumentos fundamentais para explicar o favorável resultado final.

Com apenas quatro minutos de jogo decorridos, já o F.C. Porto se colocava em vantagem na partida, graças ao sentido de oportunidade de Mariano, que surgiu no sítio certo para aproveitar um ressalto em plena área axadrezada, após um livre directo cobrado por Lino, rematando com vigor para o fundo da baliza de Carlos.

A destemida entrada portista deu lugar a uma fase de natural equilíbrio na contenda, com a equipa orientada por Rui Barros a conseguir controlar o rumo dos acontecimentos, gerindo convenientemente a vantagem adquirida.


A segunda metade arrancou nos mesmos moldes da primeira e viu os Dragões acercarem-se com perigo da zona mais recuada do seu opositor. Um livre directo cobrado por Mariano poderia ter tido efeitos práticos se Stepanov não tivesse chegado atrasado para a emenda, antes ainda do extremo argentino voltar a assumir protagonismo, construindo um lance individual na direita do ataque portista e servindo Rabiola para um desvio oportuno e bem sucedido, em pleno coração da área do Boavista.

A margem do triunfo portista poderia ter sido alargada por diversas vezes ao longo da etapa complementar, com especial destaque para um par de lances de grande perigo, quando este apareceu isolado perante Carlos, mas rematou à figura do guarda-redes axadrezado. Em cima do apito final, Tengarrinha imitou o companheiro argentino, aparecendo solto na cara do guarda-redes contrário, de novo com a tentativa a não encontrar o sucesso pretendido.

Ficha de Jogo
Liga Intercalar 2007/08
6ª Jornada do Campeonato da Primavera (12 de Março de 2008)

Estádio do Bessa XXI, no Porto

Árbitro: Hélder Lamas
Assistentes: Sérgio Sousa e Félix da Costa
4º Árbitro: Vitorino Oliveira

Boavista FC: Carlos; Ivo, Ricardo Araújo, Diakité e Gilberto; Rissutt, Bruno Pinheiro, Hugo Monteiro «cap.», Pedro Moreira e Hussaine; Edgar
Jogaram ainda: François, Ivan e Djibril
Treinador: Jaime Pacheco

F.C. Porto: Nuno «cap.»; Eridson, André Pinto, Stepanov e Lino; Bolatti, Tengarrinha e Castro; Mariano, Rabiola e Hélder Barbosa
Jogaram ainda: Graça e Marco Aurélio
Treinador: Rui Barros

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Mariano (4 min), Rabiola (57 min) e Djibril (88 min)


PARABÉNS RABIOLA!



quinta-feira, 6 de março de 2008

Liga Intercalar: Exibição segura sustenta triunfo tranquilo

Uma entrada decidida, que desde os instantes iniciais aproximou as intenções portistas da zona de perigo contrária, rendeu aos Dragões o primeiro triunfo no Campeonato de Primavera da Liga Intercalar. Um auto-golo de Ruben Fernandes e a confirmação de Castro bastaram para carimbar os três pontos azuis e brancos, ainda durante a primeira metade, com vitória sobre o Varzim por 2-0.

A vontade de sucesso da jovem formação portista começou a manifestar-se logo aos primeiros instantes da partida. Antes ainda de inaugurar o marcador, a equipa orientada por João Pinto dispôs de várias ocasiões de perigo junto da baliza varzinista, sem que a devida concretização tenha surgido.

Foi com naturalidade, portanto, que surgiu o primeiro golo do F.C. Porto, aos 14 minutos, quando após um bom lance individual de Marco Aurélio na direita do ataque portista, Ruben Fernandes, defesa do Varzim, desviou para a própria baliza o cruzamento do médio dos Dragões, atribuindo de forma peculiar a devida justiça à disputa.

Com a vantagem conseguida, os jovens Dragões mantiveram a insistência e voltaram a colocar em sentido a defensiva contrária pouco depois, aos 21 minutos, com Rabiola a surgir em posição privilegiada, rematando para defesa apertada de Marafona.

O domínio portista voltou a ter expressão prática ainda antes do intervalo, depois de uma combinação perfeita entre Castro e Rabiola, com o avançado a servir primorosamente o capitão azul e branco, que apenas teve que encostar para estabelecer o resultado final e confirmar o triunfo do F.C. Porto.

A segunda metade trouxe maior equilíbrio à contenda, ainda que nunca tenha sido colocada em causa a superioridade dos Dragões, que souberam gerir a vantagem do resultado até ao apito final do árbitro.

A exibição agradável, e a primeira vitória portista ao segundo jogo do Campeonato de Primavera, são o balanço resumido do encontro desta quinta-feira, servindo igualmente como indícios de sucesso para o conjunto azul e branco para o que resta de competição.

Ficha de Jogo
Liga Intercalar 2007/08
5ª jornada do Campeonato de Primavera (6 de Março de 2008)
Estádio do CTFD PortoGaia
Árbitro: Sérgio Soares
Assistentes: Nuno Soares e Rogério Silva
4º Árbitro: Ludovico Franco

F.C. Porto: Ventura; Paulinho, André Pinto, Eridson e Stephane; Tengarrinha, Castro «cap.» e Miguel Galeão; Marco Aurélio, Rabiola e Josué
Jogaram ainda: Alex, Amorim e Sérgio
Treinador: João Pinto

Varzim SC: Marafona; Nuno Ribeiro «cap.», Ruben Fernandes, Neto e Rui Miguel; Campinho, Ramos e Fredson; Emanuel I, Tássio e Yazalde
Jogaram ainda: Emanuel II, Ukra, Hugo Costa, Micola e Rui Filipe
Treinador: Rui Dias

Ao intervalo: 2-0
Marcador: Ruben Fernandes n.p.b. (14 min), Castro (39 min)
Disciplina: Cartão amarelo para Fredson e Emanuel II